sexta-feira, 16 de abril de 2010

MEU PRIMEIRO ARTIGO

Surgimento da escrita

No mundo da modernidade é difícil encontrarmos alguém que se espante com os aparatos tecnológicos que surgem diariamente. Particularmente, eu também não dava muita importância, achava tudo uma maravilha, observava suas funções e suas utilidades e pronto.
Entretanto, após iniciar o curso de Comunicação Social e começar a compreender o mundo midiático e como se deu o surgimento dos meios de comunicação é que passei a atentar - me mais aos artesanatos tecnológicos, não por serem inventos magníficos, mas sim por passas a conhecer o início da transformação da historia da humanidade.
Todo esse processo só foi possível com a propagação do conhecimento, até que transmitir conhecimento não é algo tão complicado, o difícil é levar esse saber a quem está distante. Imagine você, se tivesse que ir sempre ao encontro da mesma pessoa para interar-se de um determinado assunto, sabendo que não teria outro meio se não fosse com o contato direto?
E você sabia que essa disseminação do conhecimento científico só foi possível com o surgimento da escrita, do papel e da tipografia? Esse simples artefato que você segura neste momento, escrito e impresso? Pois devo confessar caro leito, que eu também não sabia.
Na antiguidade foram utilizados vários meios de registros, todos de difícil manuseio, como: a pedra, o pergaminho e o papiro nos quais eram necessários cuidados específicos para que fossem feitos os registros.
Agradeçamos aos chineses por terem inventado o papel e agradeçamos também a Gutenberg, o pai da tipografia, porque foi com o surgimento do papel e o aperfeiçoamento da tipografia que hoje é possível que você leia este artigo, agora não é mais necessário que estejamos em contato direto com o outro para construirmos o nosso saber.
Com o surgimento do papel impresso o homem tornou possível a propagação do conhecimento que acabou por gerar as transformações ocorridas na historia da humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário